9 de dez. de 2009

ONG Gestos realiza Seminário sobre Feminização da AIDS

Hoje (09) e amanhã (10), no Hotel Canárius, em Boa Viagem, a Gestos – Soropositividade Comunicação e Gênero realiza o Seminário Estratégias para o Enfrentamento da Feminização da AIDS na Região Nordeste. Gestores das áreas de DST/AIDS, saúde da mulher e políticas públicas para mulheres, dos nove estados da região, compõem o público alvo do encontro. A iniciativa é parte do projeto Monitoramento das Metas da UNGASS-AIDS em Saúde Sexual e Reprodutiva, financiado pela Fundação Ford, que a Gestos realiza em 16 países.

No Nordeste, há um crescimento do número de casos de ADIS, ao contrário do que ocorre em outras localidades do Brasil, onde nota-se uma estabilidade. Segundo o Departamento Nacional de DST/AIDS –2009, de 1997 a 2007, no NE, a incidência dobrou de 5,3 por 100 mil habitantes para 10,8 e tem crescido entre a população feminina, notadamente a mais jovem.

Desta forma, como parte do capítulo Brasil, a estratégia é o fortalecimento da capacidade de incidir politicamente de mulheres vivendo com AIDS do Nordeste - que participaram de uma oficina no mês de outubro e construíram um plano de incidência política – assim como o fortalecimento do diálogo com os gestores dessa região para articulação de estratégias de enfrentamento da feminização da epidemia, contemplando os direitos sexuais e reprodutivos e a violência e sua interface com a AIDS.

Desde o início das suas atividades, em 1993, a Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero - tem enfrentado a feminização da epidemia da AIDS, desenvolvendo ações para as mulheres no campo da prevenção e da assistência. Durante os últimos anos, tem promovido encontros, seminários, monitorado políticas públicas, desenvolvido pesquisas e publicações sobre o tema. Além disso, tem capacitado lideranças de mulheres soropositivas, contribuindo diretamente para sua formação política e atuação em espaços de controle social.

Serviço: Seminário Estratégias para o Enfrentamento da Feminização da AIDS na Região Nordeste
Local: Hotel Canárius – R. dos Navegantes, 435 - Boa Viagem, Recife, PE.
Data: 09 e 10 de dezembro
Hora: 8h30 às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário