18 de nov. de 2009

Grupo Curumim participa de encontro de parteiras na Bahia

Representantes do Grupo Curumim participam do II Encontro de Parteiras Tradicionais da Chapada Diamantina, que acontece de hoje (18) até a próxima sexta-feira (20), em Lençóis, na Bahia. A ação é promovida pelo Projeto de Extensão Três Marias, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia, e é voltada para Parteiras tradicionais, Gestores e Profissionais de Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Em razão de suas características geográficas, a Chapada Diamantina possui um grande número de parteiras tradicionais atuando na assistência ao parto domiciliar. Com isso, o encontro visa fortalecer as propostas de melhorias da qualidade de atenção ao parto e nascimento elaboradas pelas equipes dos PSF’s da região e promover a articulação das ações de atenção ao pré-natal, parto e pós-parto entre a gestão federal, estadual e municipal. Além disso, pretende divulgar a Política de Humanização da Atenção ao Parto e Nascimento e a Política Nacional do Parto Domiciliar por Parteiras Tradicionais.

Durante o encontro, entre outras ações, haverá o lançamento da cartilha e do vídeo “Saber da Parteira”, produzidos pelo Projeto Três Marias e uma palestra com a coordenadora do Grupo Curumim, Paula Viana, sobre a Política Nacional de Parto Domiciliar por Parteiras Tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário