18 de nov de 2009

Grupo Curumim participa de encontro de parteiras na Bahia

Representantes do Grupo Curumim participam do II Encontro de Parteiras Tradicionais da Chapada Diamantina, que acontece de hoje (18) até a próxima sexta-feira (20), em Lençóis, na Bahia. A ação é promovida pelo Projeto de Extensão Três Marias, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia, e é voltada para Parteiras tradicionais, Gestores e Profissionais de Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Em razão de suas características geográficas, a Chapada Diamantina possui um grande número de parteiras tradicionais atuando na assistência ao parto domiciliar. Com isso, o encontro visa fortalecer as propostas de melhorias da qualidade de atenção ao parto e nascimento elaboradas pelas equipes dos PSF’s da região e promover a articulação das ações de atenção ao pré-natal, parto e pós-parto entre a gestão federal, estadual e municipal. Além disso, pretende divulgar a Política de Humanização da Atenção ao Parto e Nascimento e a Política Nacional do Parto Domiciliar por Parteiras Tradicionais.

Durante o encontro, entre outras ações, haverá o lançamento da cartilha e do vídeo “Saber da Parteira”, produzidos pelo Projeto Três Marias e uma palestra com a coordenadora do Grupo Curumim, Paula Viana, sobre a Política Nacional de Parto Domiciliar por Parteiras Tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário