2 de set. de 2009

Caravana pelo Fim da Violência contra as Mulheres segue para o Sertão do Pajeú

Discutir assuntos relacionados à violência contra a mulher. Esse é o objetivo da Caravana Feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco, que acontece de amanhã (03) até o próximo sábado (05), no município de Afogados de Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

Ao todo, serão cerca de 100 mulheres dos municípios do Sertão do Pajeú, como Carnaíba, Flores, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira, Triunfo, Brejinho, entre outros, que irão discutir questões relacionadas a gênero, saúde reprodutiva, trabalho e movimento social, por meio de plenárias, rodas de conversa e trabalhos em grupo.

Na sexta-feira (04,) haverá um debate do movimento de mulheres com os gestores. Fazem parte da mesa “Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra as Mulheres”, o Prefeito da cidade, um representante da Câmara dos vereadores, Promotor de justiça, Delegado, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher de Iguarací.

Para dar um basta a todo tipo de violência, no sábado (05) as mulheres sairão às ruas da cidade em mais uma Vigília Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Com cartazes, faixas e pipas, estarão denunciando os casos de assassinatos de mulheres no Estado.

Este ano, o Fórum de Mulheres de Pernambuco já realizou duas Caravanas Feministas. A primeira aconteceu em Palmares, e reuniu as mulheres em reivindicação a abertura de uma Casa Abrigo e da Delegacia da Mulher Regional. A Segunda Caravana foi realizada no Sertão do Araripe, e contou com a realização de uma Audiência Pública. A próxima Caravana será na Zona da Mata.

Dados - De janeiro até agosto desse anos foram registrados 193 assassinatos. De acordo com o DPMUL, até julho deste ano foram 171 casos, quando no mesmo período do ano passado foram registrados 161 ocorrências.


Confira a programação:

Dia 03/09 - Quinta-feira

Manhã - Roda de conversa sobre violência contra a mulher
Tarde - Rodas de conversas temáticas sobre violência contra as mulheres e sexualidade, racismo e o mundo trabalho.


Dia 04/09 – Sexta-feira

Manhã - Socialização de experiências /ações de resistência a Violência Contra as Mulheres realizadas e vivenciadas pelos Fóruns e articulações.

Tarde - Debate sobre o Plano Estadual (PE) de Enfretamento a Violência contra a mulher e sua aplicabilidade.

Debate aberto entre o Movimento de mulheres e gestores/as, com o tema: Políticas públicas de enfretamento violência contra a mulher.

Apresentação do Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás.


Dia 05/09 – Sábado


Manhã - Ação de rua, na feira, logo após Vigília pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário