13 de abr. de 2009

Caravana Feminista rumo ao Sertão de Pernambuco

O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) promove, entre os dias 15 e 17 desse mês, a 2ª Caravana Feminista, no município pernambucano de Ouricuri, no Sertão do Araripe. A ação faz parte do projeto "Fortalecimento das Mulheres e de suas organizações para o Enfrentamento à violência contra as mulheres em Pernambuco", e tem parceria do Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás e adminstração do Grupo Curumim. O apoio é da OXFAM NOVIB.

Esse segundo evento tem a parceria do Fórum de Mulheres do Araripe e do Grupo de Mulheres Jurema. Ao todo, são esperadas cerca de cem mulheres, que irão discutir temas como relações de gênero, violência contra a mulher, saúde reprodutiva, aborto e morte materna.

De acordo com a coordenadora do FMPE, Sueli Valongueiro, o objetivo das caravanas é "fortalecer as mulheres e suas articulações para o enfrentamento a violência contra a mulher na Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos".

A abertura do evento fica por conta de uma café da manhã para as participantes. Durante os dias, serão realizados debates, mesas e trabalhos em grupo. Na quarta-feira (15), haverá apresenteação de vídeos e de uma peça com as integrantes do Grupo Loucas de Pedra Lilás. No dia 16, as 18h, as participantes farão uma vigília pelo fim da violência contra a mulher em Pernambuco.

A primeira caravana aconteceu no município de Palmares, na Zona da Mata Sul, nos dias 10 e 11 de março. Participaram do evento 102 mulheres vindas de engenhos da região e dos municípios de Escada, Jaqueira, Água Preta, Ribeirão, Catende, Joaquim Nabuco e Palmares. Ao longo desse ano, estão prevista mais duas caravanas em municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário