19 de fev. de 2009

Curumim distribui monifolderes sobe CE durante desfile do Bloco Nem com uma Flor, no Recife

Hoje (19), integrantes do Grupo Curumim estarão distribuindo, no Recife, minifolderes sobre métodos contraceptivos, contracepção de emergência e telefones para denunciar a violência contra a mulher. A ação ocorrerá a partir das 17h, durante o desfile do Bloco Nem com uma Flor, no Marco Zero. A distribuição do material informativo vai se repetir durante os quatro dias de carnaval nas ladeiras de Olinda. A iniciativa também é um protesto contra a falta de divulgação, por parte da Prefeitura do Recife, da rede de atenção à saúde e dos pólos onde serão distribuídos os preservativos e outros métodos anticoncepcionais. "O carnaval é um momento que requer ampla divulgação da rede de atendimento às vítimas de violências e dos métodos contraceptivos. Se omitir de repassar amplamente essas informações é negar o direito à informação e dificultar o acesso da população ao direito à saúde", avalia Paula Viana, coordenadora do Grupo Curumim.

A disponibilização da Contracepção de Emergência e dos preservativos é garantida pelo Ministério da Saúde e estará ocorrendo, apesar da não divulgação, na rede municipal de saúde do Recife e de Olinda, inclusive nos postos localizados nos pólos de animação. Vale lembrar que o repasse da pílula do dia seguinte ocorre de forma distinta dos demais contraceptivos. Ela é receitada por um profissional de saúde em casos de violência sexual, relação sexual desprotegida ou falha de outro método contraceptivo (estouro de camisinha, por exemplo).

A Contracepção de Emergência (CE) é um método para prevenir a gravidez após o sexo desprotegido ter ocorrido e não é abortiva. A distribuição do material informativo faz parte da campanha Por Todas as Mulheres, Por Todos os Direitos, uma iniciativa do Grupo Curumim que se estenderá até dezembro, sempre abordando temas relativos aos direitos das mulheres e garantindo a divulgação de informações úteis. Em Olinda, a ação acontecerá em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário