9 de set. de 2008

Feminismo e Práticas Educativas no Movimento de Mulheres

Contribuir com a construção permanente da práxis educacional feminista e proporcionar um espaço de debate político e conceitual da prática educativa no movimento de mulheres. Esses são os objetivos do Seminário Nacional: Feminismo e Práticas Educativas no Movimento de Mulheres, que acontece de 10 a 13 de setembro, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, no bairro do Derby, área central do Recife. O seminário é um realização do SOS Corpo-Instituto Feminista para Democracia com apoio do EED, Oxfam Novib e União Européia.

São esperadas cerca de cem mulheres que trabalham com educação feminista. De acordo com a coordenadora de educação do SOS Corpo, Carmen Silva, o seminário é uma oportunidade das educadoras promoverem um intercâmbio entre as práticas educacionais. “Nós pretendemos dialogar com diferentes experiências de educação feminista que existem no movimento de mulheres nacional a fim de promover uma educação política emancipatória”, afirmou.

A abertura do seminário será realizada na quarta-feira, dia 10, às 15h, com a Mostra “Palavras e Imagens da Educação Feminista”, que contará com exibição de vídeos, clipes e publicações produzidas pelas participantes. À noite, será realizado o debate “Feminismo e Produção de Conhecimento”, com a presença da coordenadora geral do SOS Corpo e socióloga, Maria Betânia Ávila, e da pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e socióloga, Albertina Costa.

Na quinta-feira (11), o seminário tem início pela manhã com um intercâmbio de experiências entre os diversos grupos feministas e instituições. À tarde, serão realizadas as oficinas de Autoconsciência sobre: Como Tramar uma Oficina Feminista, Identidade, Direito ao Aborto, Corpo e Sexualidade, As Marcas da Violência na Mulher, Fala pública e Linha da Vida. Às 18h30, a enfermeira Maria José de Lima, e a educadora do SOS Corpo e integrante da Secretaria Executiva Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Silvia Camurça, participam do debate “Práticas Educativas e Ação Política Feminista”.
Na sexta-feira (12), mais um encontro para troca de experiências e as oficinas dão continuidade ao seminário. No sábado (13), último dia do evento, as participantes se dividem para participar de grupos de trabalhos. Às 11h, será realizada a plenária de encerramento.

Confira a programação:

10/09/2008 – Quarta-feira15h-Recepção e Abertura da Mostra “Palavras e Imagens da Educação Feminista”18h30 às 21h -Debate “Feminismo e Produção de Conhecimento”

11/09/2008 – Quinta-feira8h30 às 12h30 - Intercâmbio de experiências14h30 às 17h30 - Oficinas de Autoconsciência18h30 às 21h - Debate “Práticas Educativas e Ação Política Feminista”
12/09/2008 – Sexta-feira8h30 às 12h30 - Intercâmbio de experiências14h30 às 17h30 - Oficinas de Autoconsciência
13/09/2008 – Sábado9h às 11h - Grupos de Trabalho11h às 13h-Plenária de encerramento

Serviço:Seminário Nacional: Feminismo e Práticas Educativas no Movimento de MulheresDe 10 a 13 de setembroauditório da Faculdade Maurício de Nassau, Derby

Nenhum comentário:

Postar um comentário