25 de ago. de 2008

Feminismo em debate

Em El Salvador, de hoje (25) até a quarta-feira (27), acontece o Fórum Mesoamericano reunindo o movimento feminista de países centro-americanos e do Caribe. O encontro colocará em debate os desafios, limites e propostas estratégicas para a luta feminista, frente aos sistemas de dominação e o patriarcado no século XXI. Participam organizações da região, além da AMB, AFM e Campanha 28 de setembro como convidadas.Em Florianópolis, de 25 a 28 deste mês, acontece o Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder (http://www.fazendogenero8.ufsc.br/). A retomada destes temas, que não são novos nos estudos feministas e de gênero, deve-se à conjuntura nacional e internacional, marcada pelas lutas pela legalização do aborto, pela politização do tema violência conjugal, e pelos processos de reconhecimento judicial de parcerias lésbicas e homossexuais.

No Recife, seminário nacional organizado pelo SOS Corpo coloca em foco, entre os dias 10 e 13 de setembro próximo, a prática educativa feminista e sua contribuição para o fortalecimento do movimento no Brasil (
www.soscorpo.org.br). Também em Recife, representantes do movimento feminista brasileiro conversaram, este mês, sobre os rumos dos encontros nacionais feministas, tecendo análises críticas sobre os processos anteriores e apontando novos rumos. Participaram do debate: representantes da SEM/CUT, UBM, LBL, MMM, AMNB, AJFB, AMB, além de redes regionais e locais.

Em Salvador, entre 4 e 7 de novembro, será a vez do debate sobre o feminismo como teoria crítica, questão central do II Seminário nacional: O feminismo no Brasil, reflexões teóricas e perspectivas , organizado pelo NEIM-UFBA. Mais informações:
neim@ufba.br.

Fonte: Articulando Eletronicamente - AMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário