30 de nov. de 2009

Articulação AIDS PE promove ação em Paulista no Dia Mundial de Luta contra a AIDS

No Dia Mundail de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro), a Articulação AIDS Pernambuco realiza ato público para chamar a atenção da população para os direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Às 7h30, no terminal do SEI de Paulista, serão entregues à população uma carta para denunciar a situação da AIDS no estado e a cópia da Declaração dos Direitos Fundamentais das Pessoas que Vivem com HIV/AIDS. Às 8h30, a ação acontece em frente à Igreja Matriz de Paulista. Na ocasião, também haverá distribuição de camisinhas. Encerrando a manhã de atividades, haverá uma audiência pública, às 10h, na Câmara dos Vereadores do município, articulada pela Casa de Amparo Social e Promoção Humana Herbet de Souza e Pastoral da AIDS regional 2, da CNBB.

Há 20 anos foi aprovada a Declaração dos Direitos Fundamentais das Pessoas que Vivem com HIV e Aids, mas muitos desafios ainda existem para que o Acesso universal, incluindo acesso integral com assistência, tratamento e prevenção, seja garantido.

Hoje, o estado de Pernambuco tem 13.103 casos notificados de AIDS , segundo dados do Programa Estadual DST/AIDS, e, apesar do crescente número de casos, da interiorização e da feminização da epidemia, faltam ações específicas e continuadas por parte do estado.

Outras ações também marcarão a data, como segue:

- Hoje, o SOS Corpo realizará o Seminário Enfrentamento a Epidemia da AIDS, direcionado para mulheres que participaram do Processo de Formação e Fortalecimento de Grupo de Mulheres da Região Metropolitana do Recife. No horário da manhã, serão avaliadas as ações realizadas durante todo processo, entre elas o curso e oficinas sobre mulheres e AIDS. À tarde, haverá uma roda de diálogo com convidadas da RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo Com HIV/AIDS – Núcleo Pernambuco).

- A Gestos realiza, hoje, debate e mobilização com o Grupo Ativismo para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

- Amanhã, a RNP+ e a Visão Mundial realizarão atos a partir das 10h, na Praça do Diário, em Recife.

- O GTP+, por sua vez, realizará atendimento jurídico e apresentação teatral às 9h no Hospital Correia Picanço, e às 14h no Hospital das Clí¬nicas, em Recife.

- Leitura da “Carta à População”, escrita pela Articulação AIDS PE, na abertura da 4º Semana dos Direitos Humanos, promovida pela Secretaria e Conselho de Direitos Humanos do Recife.

- Dia 11 de dezembro, o Grupo Cactos junto ao Fórum de Mulheres do Paulista e Católicas pelo Direito de Decidir realizarão o Seminário “Violência Contra as Mulheres e AIDS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário