30 de out. de 2009

Documentário Fim do Silêncio é lançado no Recife

Na próxima segunda-feira (02), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do selo Fiocruz Vídeos, promove o lançamento de vários filmes produzidos pela Fundação sobre o tema saúde pública. Entre as produções, está o documentário Fim do Silêncio, sobre aborto inseguro, de Thereza Jessouroun, que será exibido às 12h, seguido de debate.

A apresentação dos filmes acontece das 8h30 às 18h50, no stand Saúde&Letras, da Editora Fiocruz, e faz parta da programação do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece no Centro de Convenções, em Recife/Olinda. Após as exibições, haverá debate com os diretores. Os vídeos (DVDs) serão lançados às 16 horas e poderão ser adquiridos por R$10,00 a unidade.

Fim do Silêncio

No documentário, pela primeira vez, mulheres de três estados do país, de diferentes idades, religiões, classes sociais e profissões, falam para a câmera como e porque fizeram aborto, sem esconder rostos nem identidades. Estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco estão nas duas regiões (Sudeste e Nordeste) que concentram maior número de abortos inseguros do país. O filme mostra que o aborto inseguro é um dos mais graves problemas de saúde pública do nosso país e que a criminalização dessa prática não está impedindo milhares de mulheres de fazerem o aborto e a correrem risco de vida, submetendo-se a sequelas físicas e psicológicas.

Assista a algumas cenas do documentário aqui.


Confira a programação para a exibição dos filmes:

8h30 – “Ehcimaki Kirvañhe: Um Debate na Saúde Indígena” (27’). Debate: Paula Saules

9h30 – “Anima Saúde” (47’) (DVD com três animações)
- Meu Corpo, Meu Mundo (16’)
- Rattus, Rattus (16') - Debate: Zé Brandão
- A Peleja dos Guerreiros Sá&Ude Contra os Monstros Do&Ença no País dos Tropic-Ais (5’) – Debate: Wilson Freire

11h – Ruínas da Loucura (26’) - Debate: Karine Emerich

12h – Fim do Silêncio (52) - Debate: Tereza Jessouroun

16h – Lançamentos - Fiocruz Vídeo (5 DVDs) e Catálogo da VideoSaúde

17h20 – Adolescendo (54’)

Nenhum comentário:

Postar um comentário