24 de set. de 2009

Documentário Fim do Silêncio é exibido em televisão

Na semana em que o movimento de mulheres promove o Dia da Luta pela Descriminalização do Aborto da América Latina e Caribe – 28 de setembro, cinco canais de TV a cabo e aberta exibirão o documentário “Fim do Silêncio”, sobre o aborto inseguro, de Thereza Jessouroun, inédito em televisão.

No documentário, pela primeira vez, mulheres de três estados do país, de diferentes idades, religiões, classes sociais e profissões, falam para a câmera como e porque fizeram aborto, sem esconder rostos nem identidades. Estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco estão nas duas regiões (Sudeste e Nordeste) que concentram maior número de abortos inseguros do país.

O documentário confirma que o aborto inseguro é um dos mais graves problemas de saúde pública do nosso país, e ainda, demonstra que a criminalização dessa prática não está impedindo milhares de mulheres de fazerem o aborto e a correrem risco de vida, submetendo-se a seqüelas físicas e psicológicas.

Sobre o documentário - Fim do Silêncio foi finalizado em março de 2009 e está inédito em televisão. No início de Dezembro, ainda na fase de edição, a produção colocou no youtube nove minutos com cenas do filme. O resultado foi explosivo. Até hoje, 16.220 exibições já foram registradas. Vários veículos de comunicação noticiaram o documentário e inúmeros blogs e sites de revistas discutiram o tema. No youtube, as cenas ainda estão no ar em http://www.youtube.com/watch?v=XbSUP0G5_Y0


Confira as datas e horários de exibição do documentário:

Segunda-feira (28/09)
TV SESC – 19h30
Canal Futura – 23h30

Terça-feira (29/09)
TV Camara – 22h30 (Debate sobre o tema no programa Expressão Nacional às 21h30)
Canal Futura (Reprise do documentário) – 22h30

Quarta-feira (30/09)
TV Educativa BA – 22h

Quinta-feira (01/10)
TV CULTURA – 23h10

Sábado (03/10)
TV Camara (Reprise do debate no programa Expressão Nacional)–15h
TV Camara – (Reprise do documentário) – 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário