14 de mai. de 2009

Candlelight – A Luz de Velas do Recife

Amanhã (15), a partir das 17h, a Praça do Diário, no centro do Recife, será palco da 7ª edição do Candlelight. O evento, que é uma mobilização onde são acesas velas para simbolizar a luta contra o vírus HIV, tem como tema Juntos nós somos a solução. A ação é realizada pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo em parceria com movimento de mulheres e o movimento AIDS em Pernambuco.

A Vigília acontece em centenas de cidades em todo o mundo, como forma de sensibilizar e mobilizar os governantes, as empresas e as comunidades para a necessidade de ampliação das pesquisas, da garantia do acesso aos medicamentos e da assistência integral para os portadores do HIV/AIDS, além da luta pela prevenção.

Durante o ato no Recife, haverá apresentações teatrais sobre o tema, além de grafitagem e atrações culturais. Por fim, as vítimas da AIDS serão relacionadas e velas serão acesas em homenagem a elas. Esse ano, o Candlelight enfrenta a questão da feminização da AIDS e a falta do uso do preservativo entre os(as) parceiros(as).

Números - A camisinha é, atualmente, o mecanismo mais eficiente para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e também para o planejamento familiar. Apesar disso, a maioria da população não utiliza o preservativo. Dados do Ministérios da Saúde revelam que 72% das brasileiras com mais de 50 anos não usam camisinha quando têm relações com parceiros casuais.

Segundo os dados do Governo Federal, entre 1980 e 2000, a região com maior incidência do vírus é a Sudeste, com 60,4 dos casos registrados para cada 100 mil habitantes. Já a região Sul concentra 18,9 casos/100 mil habitantes. Em terceiro lugar está a região Nordeste (11,5 casos/100 mil habitantes), seguida pela região Centro-Oeste (5,7 casos/100 mil habitantes) e pela região Norte (3,6 casos/100 mil habitantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário