16 de jun. de 2008

Capacitação para parteiras e profissionais de saúde

Para garantir e melhorar o atendimento às mulheres gestantes na rede pública de saúde, parteiras e profissionais de saúde do Grande Recife e Zona da Mata passarão por capacitações de terça (17) até sexta-feira (20). Parteiras de oito municípios estarão reunidas em um encontro de formação sobre atenção básica à saúde da mulher. No mesmo período, médicos, enfermeiros e técnicos de 17 cidades, ligados a 3ª Gerencia Regional de Saúde, participarão de uma reunião ampliada para discutir a inclusão do parto domiciliar na atenção básica do Sistema Único de Saúde. Os dois encontros acontecem no Hotel Poeta, em Palmares.

A ação com as parteiras faz parte de um programa do Ministério da Saúde que visa a formação continuada destas mulheres. “O Encontro de Parteiras pretende incluir as mulheres cadastradas no programa Estadual de Parteiras, mas que ainda não participaram do curso. O trabalho delas é muito importante e, por isso, se faz necessária a atualização de técnicas para atendimento ao parto. O conteúdo do curso contempla a identificação precoce de risco obstétrico e encaminhamento à rede pública, assim como, receberam kits para parto, dando mais segurança ao trabalho desenvolvido”, explica Paula Viana, coordenadora do Grupo Curumim.

O Encontro de Parteiras e a Reunião Ampliada são ações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, com oficinas ministradas pelo Grupo Curumim. Os profissionais de saúde e parteiras são advindos dos municípios de: Primavera, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Joaquim Nabuco, Maraial, Ribeirão, Rio Formoso, Tamadaré, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Serinhaém, Xexéu, São José da Coroa Grande, Quipapá, Catende e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário